quinta-feira, 11 de março de 2010

INIMIGO INTIMO


A dengue é outra doença associada ao déficit de Saneamento Básico, sendo resultado natural da urbanização mal-estruturada. O mosquito Aedes aegypti adora calor e umidade. Como os metereologistas previam um verão mais chuvoso do que o normal, é necessário rebobrar a vigilância para que ele não encontre as condições ideais para a reprodução.

O seu controle efetivo depende de uma vigilânci constante das autoridades sanitárias em busca de novos focos do mosquito e da população. As campanhas são eficientes quando complementam uma ação continua na comunidade; de nada adianta reforçar o que não tenha sido previamente implementado por meio da educação quanto aos hábitos higiênicos em comunidade.

Existem quatro tipos de virus e quem foi infectdo por um deles desenvolve imunidade contra ele, mas não contra os outros tipos. Assim, se ocorrer uma nova contaminação, existe o risco do desenvolvimento de formas mais agressivas da doença. Os casos de dengue no Brasil estão relacionados ao sorotipo 2. A grande preocupação das autoridades sanitárias é a ocorrência de outros tipos do vírus, principalmente do tipo 4, que pode provocar uma situação extremamente preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário